sábado, 28 de maio de 2011

VI Encontro - O Pçano Curricular

PLANO CURRICULAR - ESQUEMA GERAL


SITUAÇÃO
POLÍTICA - SOCIAL E ECONÔMICA

TRADIÇÕES - IDEOLOGIA


CONHECIMENTOS


POLÍTICA EDUCACIONAL




PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:

PLANO CURRICULAR:
Dimensões:
físicas
pessoais
pedagógicas


DIMENSÃO FÍSICA DIMENSÃO PESSOAL DIMENSÃO PEDAGÓGICA
Acomodações

Material

Recursos
Pessoal Administrativo:
Quem ocupa qual cargo
Quem faz o que
PORQUE E PARA A ESCOLA VAI FUNCIONAR -
Fins e Objetivos
(o que preetende englobar em cada faixa etária que vai atender)
De acordo com :
-as necessidades e aspirações da clientela que irá atender e
- as determinações legais Pessoal Auxiliar:
quem faz o que
O QUE VAI
TRATAR
Conteúdo,áreas do conhecimento e áreas do desenvolvimento infantil que vai abranger
Pessoal docente:
-formação e conhecimentos
-características
- atitudes
- Atuação
COMO PRETENDE FAZÊ-LO:
organização geral do processo e procedimentos
de ensino que irá usar para alcanças suas métas e objetivos :
-qual calendário vai adotar
- qual horário
- nas horas escolhidas, quais
atividades irá desenvolver
- Com qual distribuição anual, mensal, semanal e diária
Pessoal discente:
Proveniência
Faixa etária
Características do desenvolvimento
físico
emocional
psicológico
cognitivo
Necessidades
Aspirações
Planejamentos ;
- de curso
anual
semestral
mensal
semanal
diário:
- planejamento de aula

DIMENSÕES DO CURRÍCULO

DIMENSÕES
NO QUE ESSA DIMENSÃO
ATUA
I -filosófica e/ou ideológica-
maneira de encarar o
mundo, o homem e à própria
educação
-escolha do modelo curricular
-elaboração total desse modelo

II - ética e moral
conjunto de valores, regras de
procedimento -- -escolha de fontes do currículo
-proposição dos objetivos do
currículo
III - Teórica-
ideias e conhecimentos sobre a
escola, o ensino e o processo de
aprendizagem.
concepções:sociológicas,
psicológicas e didáticas
escolhidas e utilizadas.
-Conceituação sobre a estrutura e
o funcionamento do currículo
IV Prática-
atuação educacional
atuação pedagógica funcionamento do processo
educacional(estratégias, procedimentos)
funcionamento do currículo


AULA
PARADIGMA - CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO

VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO
VARIÁVEIS:

TIPO I - Características do ambiente Sócio cultural
TIPO II - Fatores de contingência
TIPO III - O Aluno
TIPO IV - Critérios ou Padrões de Avaliação


VARIÁVEIS
VAR. TIPO I
Características do ambiente Sócio
cultural VAR. TIPO II
Fatores de contingência
VAR. TIPO III
O Aluno
VAR.TIPO IV
Critérios ou Padrões de
Avaliação
Fontes de
predição Fatores de
contingência Aluno, dentro e
fora da escola avaliação

Universo sócio
cultural onde
indivíduos vivem A escola enquanto
instituição social necessidades
cognições,
valores Mudanças nas
atitudes cognições
e postura do aluno

-condições sócio -
econôm.-culturais

-necessidades

-aspirações

- possibilidades - determinações
legais
- estrutura e
funcionamento
- condições:
físicas
pessoais
pedagógicas -nível etário
-nível social
-desenvolvimento
- condições:
físicas
emocionais
cognitivas
sociais
- interesses
-aspirações
- possibilidades
-necessidades - verificação
quanto aos pressupostos-
postos
- análise e
levantamento das
condições e dos
fatores de contingência-

- verificação dos
objetivos
- análise das
mudanças obtidas


Com a interrelação das variáveis citadas nessas classes, o CURRÍCULO enquanto processo vai se construindo, isto é, por meio desta interrelação as vivências dos participantes do processo vão sendo trocadas, informações sendo passadas, de mistura com fatores emocionais e sob a influência de fatores ambientais.
Embora este processo todo não possa ser inteiramente previsível, ele começa por meio de proposições, explícitas ou não, dos agentes educativos. Quando explícitas elas constituem PLANOS CURRICULARES, muitas vezes chamados de "CURRÏCULO".
Entende-se aqui por plano curricular todas as previsões escolhas e determinações que os agentes educativos fazem, no intuito de tornar o processo de ensino e de educação mais possível, inteligível e por vezes também mais controlável.
O Plano curricular é importante para organizar a atuação da escola e a dos professores, as vivências que serão propiciadas aos alunos durante o processo, incluindo naturalmente a própria transmissão de informações, que pode continuar sendo vista como a função precípua da escola.
Cada plano curricular, sendo resultado de concepções diferentes a respeito do mundo, do homem e da educação, resulta em uma concepção diferente a respeito do próprio currículo a que dará origem.
Na elaboração desse plano curricular são feitas as propostas básicas que devem ser perseguidas durante o processo, as maneiras como isso será procurado, por quem, como e quando isso será feito.
Para que esta construção seja válida , isto é, para que seja adequada à uma determinada realidade, ela deverá ocorrer de uma forma racional, lembrando os passos de qualquer projeto de pesquisa e de atuação, vale dizer, respondendo às célebres perguntas : O QUE, POR QUE, PARA QUE, PARA QUEM, POR QUEM, COMO, QUANDO, ONDE.
Dessa forma, dentro deste modelo e considerando as já citadas variáveis, os planos curriculares devem seguir PASSOS específicos










A - O PLANO CURRICULAR

PASSOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO CURRICULAR

1 -Determinação de pré-
supostos dos propositores


2 -Diagnóstico da Realidade

3- Escolha de um modelo de
proposta curricular -------- De acordo com os fatores anteriormente considerados

4 - Proposição das metas ou Diretrizes gerais do CURRÍCULO almejado

5 - Tomando-se como base essas Metas, escolha e proposição dos
Objetivos Gerais do Currículo


6 - Determinação das Condições de ensino necessárias para satisfazer
a esses objetivos-

6.1 - Condições FÍSICAS - --- Dependências
Material Físico Necessário

6.2 - Condições PESSOAIS - --- Pessoal Administrativo
Pessoal Auxiliar
Pessoal Docente
Pessoal Discente

6.3 - Condições PEDAGÓGICAS --- Conteúdo a ser tratado (matérias disciplinas, itens)
Estratégias de ensino a serem empregadas
Experiências de Aprendizagem e Atividades propostas

6.4 - Escolha das formas de avaliação do PLANO CURRICULAR
e das formas do futuro PROCESSO DE CURRÍCULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário