quinta-feira, 5 de maio de 2011

V Encontro - Transparências

V Encontro - Transparências

CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS


VISÃO TRADICIONAL -

Escola - agência encarregada de transmitir os conhecimentos tradicionalmente considerados como importantes (a herança cultural) inicialmente para filhos da aristocracia, depois para filhos de burgueses endinheirados e finalmente para toda a população, como necessidade social.
Aluno – “Tabula Raza” que iria tornar-se humano na medida que “absorvesse” os ensinamentos clássicos dados pelas aulas.

Aprendizagem – Assimilação do que é transmitido pelo professor e pelos livros
Bases teóricas:
Tradição educacional, psicologia das faculdades


CURRÍCULO - A palavra foi inventada para designar a coleção de disciplinas de um curso. O propositor a usou para Dar a idéia de caminho (inspirado em curros- lugar aonde se corre)



VISÃO TECNICISTA, CURRÍCULO COMO PLANO:

Currículo é o plano organizador de toda a estrutura e das atividades da escola
Aluno é um organismo capaz de emitir respostas à estímulos “apropriados”.

Aprendizagem – Mudança de comportamentos.
Ensino é processo planificado de mudança de comportamento segundo os objetivos propostos.



Bases filosófica: positivismo,
Teórica: psicologia comporamentista, teoria de sistemas, linguagem operacionista, esquemas de pensamento retirado das ciências e da emprese.






CURRÍCULO COMO PROCESSO

Concepção Mentalista
Dewey
Aluno – é um ser pensante e curioso
Ensino- Criaão de situações problema desafiadoras que poderão fazer com que o aluno aprenda
Base filosófica e Teórica– Empirismo: o homem é um sewr racional que se desenvolve de acordo com as experiências e vivências que enfrentou. Ssas experiências é que permitem o pleno desenvolvimento de suas capacidades
Concepção Mentalista Piaget, Ausubel, Bruner, etc
Aluno – Um ser dotado de estruturas físicas e mentais que se desenvolvem durante sua vida.
Ensino – Apresentação de situações desafiadoras que serão apreendidas de acordo com a etapa de desenvolvimento do aluno
Base filosófica e teórica- O maior conhecimento da anatólia e fisiologia do sistema nervoso, permite que sejam compreendidas as etapas de desenvolvimento e da aprendizagem de alunos
Concepção “Humanista”
Carl Rogers
Aluno = um ser integral, em eterno processo de ternar-se “homem” no sentido filosófico do termo. Tem conteúdos e estruturas físicas, emocionais e mentais em constante desenvolvimento
Ensino – apresentação de situações que tenham validade mental e emocional para o aluno que, dessa forma poderá apreender seu significado na medida em que ele for significativo para ele.
Baseado no humanismo filosófico e no eno liberalismo defensor da individualidade.




CURRÍCULO COMO PROCESSO

Concepção sócio interacionista
Aluno – um ser ativo que já possui grande conhecimento oriundo de vivências em seu grupo social
Ensino – Aproveitamento dos conhecimentos práticos dos alunos para construção de outros saberes teóricos ou práticos
Base filosófica – Marxismo, historicismo e conhecimentos socialmente acumulados

Nenhum comentário:

Postar um comentário